Política

Na Argentina, Lula critica política econômica de FHC

02 dez 2002 às 14:50

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem à Argentina, criticou a atual política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso, que, segundo ele, deixou o Brasil e a própria Argentina à mercê de especuladores.

"Ficamos à mercê de especuladores, que muitas vezes nem sabem onde estão situados os nossos países", afirmou Lula. De acordo com o site argentino Ámbito Financiero, Lula também afirmou que "Nos últimos anos as opções econômicas erradas, contra o interesse nacional, nos conduziram a várias crises. Passamos a ser dependentes dos fluxos internacionais e com isso diminuiu a nossa capacidade de tomar decisões soberanas".


Lula reafirmou em Buenos Aires a intenção de seu governo de dar "um decisivo impulso à reconstrução do Mercosul".

Em seu pronunciamento na residência oficial de Olivos, onde foi recebido por cerca de 40 minutos pelo presidetne argentino, Eduardo Duhalde, Lula disse também "o Brasil não pode mais se conformar em ser uma das dez maiores economias do mundo e, ao mesmo tempo, uma nação onde dezenas de milhões de seres humanos passam fome e vivem à margem da produção, do consumo e da cidadania plena". Nesse sentido, ele ressaltou que Argentina e Brasil têm história e um enorme potencial. Lula exemplificou que os dois países dispõem de importantes parques industriais, rica e variada agricultura, além de riquezas naturais e diversificadas fontes de energia.


Continue lendo