Política

Mulheres querem mais espaço na política

22 ago 2003 às 19:18

Cerca de 100 mulheres de 12 partidos diferentes inauguraram nesta sexta-feira o Comitê Multipartidário de Mulheres. A intenção é incentivar as mulheres a participarem da vida pública, sendo candidatas a cargos eletivos. Atualmente, elas representam 6% do total de políticos brasileiros.

No entanto, 44% delas estão inseridas no mercado de trabalho e 24% participam ativamente na composição da renda familiar. ''As mulheres não gostam de participar da política até por causa da exposição pública. Elas sabem que os políticos são os profissionais com menor crédito na sociedade brasileira. No entanto, somente elas podem mudar isto'', discursou a prefeita de Iporã, Maria Aparecida Zago Udenal (PSDB).

De acordo com a prefeita, as mulheres têm mais credibilidade do que os homens. ''Elas são mais transparentes e se preocupam com a educação e com o social'', afirmou ela. No evento foi lançada ainda a cartilha ''Competindo para Ganhar'', que ensina passos importantes para que as mulheres obtenham destaque na administração de campanhas, convencimento junto aos eleitores, consigam realizar um bom planejamento de gastos e orçamento da campanha.

Elas aprendem até mesmo como posar para fotografias em outdoors. ''Ela aprende noções básicas de comunicação, regras importantes para fazer uma boa mídia'', complementou a prefeita.


Continue lendo