Política

Mesmo se revertido, indeferimento pode prejudicar candidatura de Barbosa Neto

06 set 2024 às 16:56

O indeferimento da candidatura de Barbosa Neto (PDT) à Prefeitura de Londrina ainda vai repercutir no cenário político local. Como a decisão foi da 42ª ZE (Zona Eleitoral), a defesa do prefeiturável já recorreu ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).


A avaliação do analista político e professor Elve Cenci é que o indeferimento, mesmo se for revertido em instâncias superiores, trará dano à campanha do pedetista.


“Ele precisa construir uma narrativa de vítima, caso contrário será abandonado pelos eleitores. Nesse caso, por ser um ato do Ministério Público e não dos oponentes, fica ainda mais difícil manter o argumento”, avalia Cenci, que diz que “muitos eleitores manterão a desconfiança a respeito da legalidade da candidatura.”


“Se a resposta do TRE for rápida e favorável a ele, a tendência é que o estrago seja menor. Se demorar ou for desfavorável, aí não restará nada a fazer”, aponta o analista, que acredita que o Tribunal julgará o recurso com rapidez.


Terceiro turno


Dependendo do resultado do recurso - que os advogados esperam que venha antes do primeiro turno, marcado para 6 de outubro -, o caso pode parar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ser julgado após as eleições municipais.


Isso não seria novidade. Em 2008, o ex-prefeito Antônio Belinati venceu o segundo turno, mas teve sua candidatura barrada pelo TSE. Em 2009, a eleição suplementar foi entre Barbosa Neto, que saiu vitorioso, e Luiz Carlos Hauly.


O professor e advogado eleitoral Nilso Paulo da Silva avalia que o indeferimento deixa aberta a possibilidade de um “terceiro turno” em Londrina, caso Barbosa fique entre os dois mais votados no dia 6 de outubro.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Continue lendo