Política

Lula tem sete pontos a mais que Alckmin, diz Datafolha

07 out 2006 às 09:16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem de sete pontos percentuais sobre o rival tucano Geraldo Alckmin. Segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, Lula obteve 50% das intenções de voto contra 43% de Alckmin (PSDB) considerando-se o total de votos. Sendo contados apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Lula tem 54% contra 46% de Alckmin. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, a maioria (48%) dos votos destinados a Heloisa Helena, do PSOL, no primeiro turno (48%) vão para Alckmin. Lula ficou com 32%. Heloisa e o PSOL decidiram não apoiar nenhum dos dois candidatos no segundo turno. Entre aqueles que votaram em Cristovam Buarque (PDT), 39% disseram que votarão no candidato tucano e o mesmo percentual, em Lula.
Esta é a primeira pesquisa do instituto desde a definição de segundo turno entre o petista e o tucano. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 21340/06. No total, foram ouvidos 5.811 eleitores em 368 municípios entre os dias 5 e 6 de outubro.


Aprovação do governo


O Datafolha registrou um aumento no número de eleitores que consideram o governo Lula ótimo ou bom. No dia 22 de setembro, eram 46%. Agora, 49% deram esta resposta. Em 22 de setembro, 34% consideravam o governo do petista regular. Agora, são 33%. A gestão é avaliada como ruim ou péssima por 17% -em 22 de setembro, eram 18%.


Debate

Para 77% dos eleitores entrevistados, é importante que o debate entre os dois candidatos no segundo turno. No domingo, os dois presidenciáveis participam, às 20h, do primeiro debate do segundo turno, na "TV Bandeirantes". No primeiro turno, o presidente Lula não participou de debates. Porém, já confirmou presença no debate de domingo e também em outro, que acontece no dia 27, na TV Globo.


Continue lendo