Política

Lula no Paraná: assessores já cuidam dos preparativos

11 abr 2003 às 08:59

Um equipe formada por 30 assessores da Presidência da República desembarcou nesta quinta-feira em Londrina, usando o avião oficial do presidente.

O grupo veio preparar o ''terreno'' para Luiz Inácio Lula da Silva, que chega à cidade neste sábado.


Chamados de ''precursores'', os assessores diretos do Executivo Federal definiram o trajeto da comitiva, selecionaram os locais que serão visitados, observando as condições de segurança, hospedagem e até mesmo onde o Lula fará as refeições.


Em Londrina, a atenção será redobrada devido ao local, considerado extremamente movimentado, onde o presidente fará o discurso: a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.


Para a coordenadora do Cerimonial, Evanise Santos, a preocupação é dupla, tanto com a população quando com o ''carisma'' de Lula.


''Temos hoje um presidente com uma popularidade em alta. Fomos informados que o sábado será o dia mais movimentado da feira e por isso temos que avaliar os locais para evitar problemas'', explicou Evanise.


Lula é conhecido por quebrar o protocolo para se aproximar do povo, no entanto, se o programa montado pelos precursores for seguido, em Londrina o público terá pouco ''espaço'' para chegar perto do presidente.


A segurança deve ser ampliada, mas o coordenador executivo da equipe, Américo Taguchi, preferiu não informar quantos policiais e agentes escoltarão o visitante.


O presidente visitará primeiro Maringá, onde participa às 10h, da inauguração da fábrica de sucos da Cocamar. Por volta das 13h30, Lula chega a Londrina, almoça e descansa no Hotel Crystal, antes de seguir até o Parque de Exposições Governador Ney Braga, às 15h20.


Conforme Evanise, o presidente entrará pelo portão número um do parque, em um microônibus, e seguirá direto para a Via Rural, que tem 29 unidades de demonstração sobre pequenas criações, agricultura familiar e tecnologia de produção. O passeio, que os demais visitantes não poderão acompanhar, deve durar cerca de 50 minutos.


Em seguida, Lula deve se reunir com alguns diretores da Sociedade Rural do Paraná, acompanhará a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, e um desfile de animais premiados na feira, e receberá do Banco do Brasil, a doação simbólica de 117 toneladas de alimentos arrecadados durante o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, realizado em Londrina em março.


Às 17h, Lula fará um pronunciamento na pista central do parque. O presidente estará acompanhado do governador do Estado, Roberto Requião (PMDB); dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; do secretário Nacional de Agricultura, Walter Bianchini; do prefeito Nedson Micheleti, além de vários deputados e vereadores.

Lula permanece na exposição até as 18h30, e o embarque com destino a São Paulo, está previsto para as 19h.


Continue lendo