O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora 58 anos nesta segunda-feira, em meio a uma série de compromissos e audiências com participantes do XXII Congresso da Internacional Socialista.
A entidade, que reúne 150 países governados por partidos de esquerda em todo mundo, escolheu neste ano o Brasil para realizar os debates anuais sobre as mudanças e rumos dos ideais socialistas.
Lula, que começou o dia fazendo o discurso de abertura do congresso, fez uma rápida pausa para o almoço e, ao longo da tarde, está recebendo individualmente vários representantes de países que integram a Internacional Socialista.
Estão previstos encontros com o presidente da Africa do Sul, Thabo Mbeki, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, o ex-primeiro ministro da Espanha Felipe Conzalez e o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Lazlo Kovacs.
O presidente encerra o dia participando de jantar oferecido pelos participantes da Internacional Socialista. A única homenagem pública que ele recebeu, até agora, foi no fim da manhã.
No encerramento da abertura do congresso, os participantes cantaram parabéns e ofereceram a Lula um bolo onde estava escrito: "Feliz aniversário, presidente". Uma banda de música contratada para o evento executou o "Parabéns".