Com um dia de atraso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou por volta das 9h deste domingo (17) para a Antártida. A partida de Punta Arenas, no Chile, estava prevista para a manhã deste sábado (16), mas condições climáticas desfavoráveis fizeram com que o presidente e a comitiva, com cerca de 20 pessoas, adiassem a viagem.
Na Antártida, a agenda de Lula e ministros como Sérgio Rezende, de Ciência e Tecnologia, e Nelson Jobim, da Defesa, está mantida, de acordo com informações do Ministério de Relações Exteriores. Após chegada à Base Aérea Presidente Eduardo Frei, a comitiva se deslocou de helicóptero para o navio oceanográfico Ary Rongel.
Após visita ao navio, a comitiva seguirá para a Estação Antártica Comandante Ferraz, onde ocorrerá a cerimônia de comemoração do 25º aniversário da primeira expedição brasileira à Antártica. Por volta das 21h a comitiva deverá embarcar de volta ao Brasil, com chegada prevista para a madrugada desta segunda-feira (18). O cumprimento do cronograma está sujeito às condições favoráveis de clima.
A viagem à Antártida é um gesto simbólico de apoio aos militares e pesquisadores que desenvolvem atividades na região.