Em mais uma etapa de seu périplo pelo País em busca de apoio para as reformas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira, em Aracaju, da abertura da 44ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Em seu discurso, o presidente deverá pedir ajuda dos prefeitos na mobilização dos parlamentares para que apreciem as emendas da Previdência e tributária o mais rápido possível, além de tentar reverter as resistências em relação à questão da cobrança dos inativos, considerada a proposta mais polêmica.
Apesar do apoio que certamente conseguirá arrancar dos prefeitos, o presidente ouvirá de muitos que a cobrança dos inativos é ''politicamente complexa''. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, uma das primeiras a chegar a Aracaju, sugeriu que se discuta a adoção do critério da progressividade para a cobrança dos inativos, embora ela ache que o assunto ainda tenha de ser amplamente debatido.
Além de reivindicarem uma maior parte do bolo das receitas para os municípios - com ampliação da parcela municipal do ICMS - os prefeitos querem ainda que o ITR - Imposto Territorial Rural seja pago para o caixa das prefeituras. Pelo menos 65 prefeitos confirmaram, presença na reunião de hoje com o presidente Lula, em Aracaju.