O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste sábado (18) que pode esperar o resultado das eleições, em fevereiro, dos presidentes da Câmara e do Senado para só então definir os nomes da equipe de governo do seu segundo mandato.
O presidente disse querer, antes disso, "desobstruir o Estado", segundo ele, para melhor poder discutir o desenvolvimento e o crescimento econômico do país.
"Tenho que destravar as coisas que impedem que o Estado brasileiro cresça. Depois disso, eu vou saber qual é a equipe que vai entrar para – nesse Estado destravado- fazer o que o Brasil espera que seja feito há 29 anos", afirmou.
Lula afirmou que não está discutindo espaço no governo com nenhum partido. "Eu acabo de ganhar um jogo. O time é vitorioso. Por que eu tenho que me preocupar em fazer mudança? Até agora eu não tive conversa com nenhum partido político sobre qualquer cargo", disse.
O presidente explicou que a questão da desobstrução da máquina pública inclui problemas com o embargo de projetos por questões ambientais, ou problemas com a Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (TCU). Lula afirmou, ainda, que o trabalho de desobstrução visará a atrair investimentos.