O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou para a próxima sexta-feira uma nova reunião com a comissão de governadores que representam os Estados nas negociações das reformas com o governo federal. O anúncio foi feito no início da noite pela assessoria de imprensa da Presidência.
Segundo a assessoria, a pauta do encontro tratará apenas da reforma tributária. A informação vai de encontro com a declaração do relator da reforma, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), que havia anunciado a apresentação do relatório para quinta-feira. A assessoria do deputado já admite que ele também poderá adiar a apresentação para a semana seguinte.
De acordo com a Folha Online o adiamento, se ocorrer, não teria sido motivado pela reunião de Lula com os governadores. O motivo seria o fato de não ter havido sessão hoje na Câmara por falta de quórum, o que rendeu mais um dia ao relator para preparar seu parecer.
Por conta da reunião, Lula, a pedido dos ministros José Dirceu (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Previdência) e Antonio Palocci (Fazenda), cancelou a viagem que faria na segunda-feira para cinco países da África. Assim, o presidente participará das negociações com a base e com os governadores.
A assessoria do presidente informou ainda que a transferência da data da reunião aconteceu de comum acordo entre os cinco governadores que integram a comissão e os ministros que participam das conversações. Foi confirmado também que Berzoini não participará do encontro.
O deputado Paulo Bernardo (PT-PR), vice-líder do governo, disse hoje que a votação da reforma previdenciária poderá ocorrer na próxima semana. Segundo ele, a Lei de Falências, que já está no plenário, teria a votação adiada para a semana seguinte.
Informações da Folha Online