O ex-presidente do diretório municipal do PT em Londrina, Onaur Ruano, assumiu nos últimos dias um cargo no Governo Federal. Ruano ocupa a chefia de gabinete da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar, comanda pelo ex-secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini. A pasta é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e deve fechar o ano com o orçamento de R$ 1 bilhão, sem considerar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Agrônomo de formação e funcionário de carreira do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Ruano já havia exercido outros cargos no Governo Federal. Ele trabalhou como secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS no primeiro mandato do presidente Lula e continuou trabalhando no primeiro ano do governo Dilma.
Em entrevista ao Portal Bonde, ele contou que deixou o cargo em Brasília para assumir a presidência do partido em Londrina para poder participar da campanha de Márcia Lopes à prefeitura da cidade. A candidata do PT ficou em terceiro lugar na disputa.
Após a eleição, Onaur Ruano foi novamente convidado para exercer um cargo na capital federal.
"Voltei para Londrina em fevereiro e participei da campanha da Márcia Lopes. Foi uma experiência positiva, fizemos uma camapanha boa e transparente, propositiva para a cidade. Logo após o primeiro turno fui convidado de novo para assumir o cargo no Governo Federal".
Ruano comentou como deve ser a relação do Governo Federal com o prefeito eleito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD).
"O fato do prefeito da cidade ser de outro partido não modifica a relação com o governo Dilma. Será, antes de tudo, Republicano. Com relação à secretaria, o processo segue todo um ritual transparente e normatizado. Sem privilégio nem discriminação".
Com a vaga deixada por Onaur Ruano, quem assume a presidência do diretório municipal do PT em Londrina é Francisco Carlos Moreno. Ele é funcionário da Sercomtel e atual secretário de formação do PT.
A escolha foi feita na noite desta segunda-feira e contou com a participação da ex-candidata à prefeitura de Londrina, Márcia Lopes, e do secretário de Finanças do PT do Paraná, Zeno Minuzzo.
O novo presidente do diretório municipal deve permanecer no cargo até fevereiro de 2014.