Política

Londrina: Comissão da Câmara é contra liberação de Habite-se para Copel

06 set 2014 às 08:48

O Grupo de Trabalho Multidisciplinar formado pela Câmara Municipal de Londrina para discutir a instalação dos 144 superpostes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) na zona Oeste de Londrina afirmou que é contra a liberação do habite-se para subestação construída na região.

De acordo com o vereador Mario Takahashi (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente do Legislativo, o grupo solicita que a Administração Municipal encaminhe todos os documentos dos diferentes órgãos que trataram da instalação dos superpostes e da subestação Canadá e sugere ainda que a Secretaria de Obras não libere o habite-se para as construções da Copel até que todas as dúvidas sobre o assunto sejam esclarecidas.



Já o requerimento dirigido à Procuradoria Jurídica do Município (PGM) da Prefeitura vai solicitar providências para o embargo das obras e desta forma impedir a energização da subestação e a linha de alta tensão. Por fim, o grupo por meio da Comissão do Legislativo, reivindicará ainda que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não conceda a licença de operação da linha de alta tensão.

Na próxima quarta-feira (10), o debate vai envolver as questões ambientais e de saúde, relacionadas as obras da Copel.  Nos dois encontros posteriores e em razão da complexidade dos temas, serão discutidos os aspectos relativos à acessibilidade, além da legislação referente aos parâmetros construtivos das obras. Uma quarta reunião deverá finalizar o trabalho e definir as diretrizes para a elaboração de um relatório sobre os temas abordados e, nesta oportunidade, o grupo avaliará a proposta de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) pela Câmara de Vereadores sobre o assunto.


Continue lendo