O governador Jaime Lerner (PFL), defensor de uma ampla coligação com os partidos que dão sustentação ao seu governo – PFL, PSDB, PPB e PSL –, afirmou na terça-feira que irá conversar com o deputado federal Rafael Greca para pedir que ele repense a decisão de disputar a convenção do partido, no dia 15 deste mês, apresentando-se como pré-candidato do PFL para o governo.
Lerner acredita que o candidato tenha que ser de consenso entre os partidos. ‘Desde o início eu tenho sido claro. Tenho dito há mais de um ano que o candidato teria que ter o apoio de todos os partidos coligados e ter densidade eleitoral. A indicação do nome dele teria que ser resultado de uma decisão tomada por todos os partidos’, disse ontem, em entrevista à Folha de Londrina.
A executiva estadual do PFL votou e aprovou recentemente coligação com o PSDB e o apoio ao vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa, para o governo. Greca foi contra a decisão. Apoiado pelo deputado Abelardo Lupion, ele tentou boicotar a reunião da executiva estadual e informou a direção nacional do PFL.
Lerner tem esperança de reverter a situação e evitar um racha ainda maior no partido. Nos bastidores, corre a informação de que será oferecida mais uma vez a Greca uma das vagas para concorrer ao Senado.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.