O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar ouve nesta quarta-feira (31) o depoimento do deputado José Janene (PP-PR), sete meses depois da instauração do processo contra ele por quebra de decoro. A audiência foi pedida pelo próprio parlamentar, depois que o relator do processo, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), anunciou que entregaria o relatório do caso sem ouvi-lo.
Ex-líder do PP, Janene é acusado de ter recebido R$ 4,1 milhões do "valerioduto", por meio de saques feitos por seu assessor João Cláudio Genu.
Janene está de licença médica desde setembro por causa de uma cardiopatia grave e já tentou suspender no Supremo Tribunal Federal (STF) a tramitação do processo contra ele, pedido que foi negado. O parlamentar também solicitou à Câmara aposentadoria por invalidez, mas a Mesa Diretora negou o pedido e decidiu continuar o processo por quebra de decoro.
O Conselho de Ética vai garantir acompanhamento médico a José Janene durante o depoimento que está marcado para as 14 horas, no plenário 4.
A Polícia Federal está analisando documentos que podem comprovar a participação do deputado José Janene no esquema do mensalão. No dia 18 de maio a Polícia Federal apreendeu extratos bancários, recibos e computadores no escritório do político em Londrina, o único que ainda não foi julgado pela Câmara.
O deputado e alguns de seus familiares, entre eles a sua mulher, são acusados de praticar lavagem de dinheiro. A investigação começou há dois anos quando a polícia suspeitou da construção de uma mansão pelo casal avaliada em US$ 2 milhões. Além disso, desde 2003, Janene adquiriu carros importados, caminhonetes e fazendas.
Fonte: Agência Câmara e Folha de Londrina