Política

Janene é acusado de tentativa de suborno

24 mai 2001 às 21:33

O ex-diretor-financeiro da antiga Comurb (atual CMTU) Eduardo Alonso de Oliveira, afirma ter recebido pelo menos duas propostas de suborno durante as investigações sobre desvio de recursos da Prefeitura de Londrina. Uma delas teria sido feita pelo ex-secretário de Governo Gino Azzolini Neto. Outra tentativa tentativa de suborno teria partido do deputado federal José Janene (PPB), em nome do deputado estadual Antônio Carlos Belinati (PSL), filho do ex-prefeito Antonio Belinati (sem partido). Ele prestou estas informações na última quarta-feira (23/05), ao juiz da 4ª Vara Criminal de Londrina, em uma das ações criminais sobre os desvios.

Segundo Alonso, na época em que passou a dar entrevistas revelando detalhes do esquema de corrupção na administração Belinati, Azzolini Neto o procurou, ofereceu R$ 5 milhões e pediu para ele desaparecer.


Janene teria procurado o ex-diretor, alegando que estava transmitindo uma proposta de Antônio Carlos, no valor de US$ 200 mil, para que não prestasse depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI), aberta pela Câmara de Londrina com o propósito de apurar as denúncias.


Durante seu interrogatório, Alonso também afirmou que 60% a 70% do dinheiro desviado da Comurb teria financiado a campanha do deputado Antônio Carlos. Ele disse acreditar que o restante foi usado para aumentar o patrimônio da família Belinati.


Alonso também voltou a responsabilizar Belinati e seus ex-secretários pelos desvios, principalmente Azzolini Neto e Wilson Mandelli (Governo).

* Leia mais em reportagem de Lino Ramos na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira


Continue lendo