Política

Itamar é flagrado fazendo compras em Foz do Iguaçu

28 jun 2001 às 20:44

O governador de Minas e ex-presidente da República, Itamar Franco (PMDB), foi flagrado hoje (28/06) passeando em Foz do Iguaçu e em Ciudad del Este, no Paraguai, acompanhado da ajudante de ordens, major Doralice, responsável pela segurança.

Itamar, que comemorou hoje o aniversário de 71 anos, ficou dois dias na cidade paranaense. Em uma das raras ocasiões em que conversou com jornalistas, Itamar disse que não falaria sobre política. Ele apenas agradeceu a hospitalidade do povo iguaçuense, embora tenha saído poucas vezes do Hotel Tropical das Cataratas, situado no interior do Parque Nacional do Iguaçu.


Pela manhã, Itamar chegou a entrar numa loja da Avenida Brasil, mas saiu sem ter feito compras. No dia anterior, o ex-presidente da República visitou Ciudad del Este, no Paraguai, quando, novamente, evitou declarações, dizendo que não responderia perguntas pois está apenas passeando. Desde terça-feira, quando chegou em Foz, ele tem tratado a imprensa de forma áspera.


Em Minas, no entanto, a oposição voltava a ameaçá-lo de impeachment, justamente por causa da viagem.


Segundo o deputado estadual Amilcar Martins (PMDB), Itamar teria tirado os dias de folga e se ausentado do País sem autorização da Assembléia Legislativa estadual, o que caracterizaria crime de responsabilidade.

Outro agravante, de acordo com o parlamentar, foi que a Assessoria de Imprensa de Itamar teria agido de má-fé ao informar, na terça-feira, que ele estava descansando no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, residência oficial do governador, quando, na verdade, ele já estaria na fronteira Brasil-Paraguai.


Continue lendo