O vereador de Londrina, Pastor Renato Lemes (PP), 55 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (20), em Londres, na Inglaterra. Lemes viajou para Londres no dia 16 de março para visitar a filha e neta de 4 anos que residem na cidade, e deveria voltar para o Brasil na próxima sexta-feira, dia 23.
Segundo informações da assessoria do hospital onde o vereador foi internado em Londres, a causa da morte seria uma infecção na coluna seguida de uma queda repentina de pressão. Lemes foi internado após sentir fortes dores nas costas. Ele foi preparado para cirurgia, mas teve uma queda repentina de pressão e faleceu antes de ser conduzido para a sala cirúrgica.
De acordo com o assessor do vereador, Sérgio Plínio, Renato ele já havia reclamado de dores nas costas ainda no Brasil. "Há alguns dias, antes mesmo de viajar, ele reclamou de dores nas costas. Lá (em Londres), as dores aumentaram e os médicos identificaram uma infecção nas costas. Os médicos informaram que a infecção nada tem a ver com o câncer ou tratamento quimioterápico que ele estava fazendo". Há algum tempo, Lemes passou por um tratamento de câncer no intestino.
Plínio informou ainda que não há informações sobre a data de chegada do corpo ao Brasil, mas adiantou que o velório será em Londrina e o sepultamento em Campinas (SP), cidade natal do pastor Renato.
Pastor Renato Lemes
O vereador Renato Teixeira Lemes, "Pastor Renato Lemes", nasceu em Jales (SP), em 29 de outubro de 1956. De origem humilde, trabalhou na roça até os 16 anos, foi metalúrgico e comerciário. Começou a atuar na Igreja Universal do Reino de Deus no interior de São Paulo, tornando-se Pastor em 1985, de onde se transferiu para Santa Catarina.
Em 1996, Renato Lemes veio para o Paraná, como pastor na cidade de Curitiba. Em 2001 transferiu residência para Londrina para atuar como Pastor e coordenar a campanha dos candidatos a deputado estadual pelo Partido Social Liberal (PSL).
Vida política
Disputou pela primeira vez a eleição de 2004, sendo eleito vereador em Londrina pelo PSL, com 3.245 votos, para o mandato 2005-2008. Foi reeleito vereador pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) em 2008, com 1.788 votos, para o mandato 2009-2012.
Desde 2005, quando assumiu o cargo de vereador pelo Partido Social Liberal (PSL), Renato Lemes tem registrado 358 Leis Municipais de sua autoria e co-autoria, e tinha atualmente 49 Projetos de Lei tramitando na Câmara. Foi eleito para o atual mandato pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), tendo em 2011 transferido sua filiação para o Partido Progressista (PP), da mesma coligação na qual disputou as eleições de 2008.
O primeiro suplente da coligação PRB/PP é o ex-vereador Antenor Ribeiro da Silva Júnior, que obteve 1.700 votos nas eleições municipais de 2008.
(Atualizado às 13h02)