O candidato à presidência pelo PSB, Anthony Garotinho, procurou desqualificar a governadora carioca Benedita da Silva (PT), diante do êxito da ação policial nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, que culminou com a prisão do traficante Elias Maluco, um dos criminosos mais procurados do Estado. Para Garotinho, a prisão de apenas um traficante não reverterá o fracasso do governo de Benedita, que disputa com a sua esposa, Rosinha (PSB), as eleições estaduais. O presidenciável passou nesta quinta-feira pelo Paraná, onde visitou Curitiba, Londrina, Telêmaco Borba e Maringá.
Ao desembarcar no Aeroporto de Londrina, Garotinho foi questionado sobre a segurança pública no País e, em especial no Estado do Rio, que governou por três anos até se desencompatibilizar para disputar a presidência. ''O que é de competência do governador eu fiz no Rio'', disse o presidenciavel, justificando a queda no número de sequestros e de roubos de veículos. Se eleito, ele prometeu como primeiro ato criar uma guarda de fronteira com a ajuda de satélites para fiscalizar e combater a entrada de drogas e armas ilegais.
Questionado sobre a situação do sistema penitenciário carioca durante a sua gestão, quando imperava o uso de aparelhos celulares por criminosos que cumprem pena, além do assassinato de uma diretora do Presídio Bangu 1, Garotinho foi evasivo. ''Eu quero saber qual governador fez mais pela segurança do que eu, se vocês me apontarem.''
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta sexta-feira.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.