O saneamento financeiro é apontado como uma das principais preocupações de três dos quatro principais candidatos. Alvaro Dias promete fazer uma auditoria da dívida, recuperando a capacidade de investir e buscando o equilíbrio financeiro. ''O endividamente exorbitou com a depredação do patrimônio público.'' Atualmente, o Estado teria apenas 31% das ações ordinárias líquidas da Copel e 52% da Sanepar.
Padre Roque Zimmermann diz que irá redesenhar a economia do Estado, acabando com a ''roubalheira'' e com a ''corrupção'' na administração pública. Ele acredita que já no primeiro ano poderá aumentar a arrecadação em cerca de 20%. Com a mudança de perfil do governo, ele diz que terá condições de viabilizar empréstimos internacionais e nacionais.
Apenas Beto Richa não acredita que terá problemas com as finanças do Estado que já estaria completamente adequado à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele promete manter a suposta situação favorável da economia. Mas diz que fará uma reforma administrativa.
» Leia mais sobre a sucessão estadual na edição deste domingo da Folha de Londrina.