O presidente Fernando Henrique Cardoso deu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira sobre o resultado do primeito turno das eleições.
FHC afirmou que achou tranqüilo as votações e elogiou o sistema de votação e apuração dos votos.
No entanto, o presidente discordou de alguns resultados e criticou o sistema eleitoral. Para ela, o sistema de proporções acabou acarretando "distorções", como a eleição de Enéas Carneiro e outros cinco candidatos do Prona.
FHC disse que ficou satisfeito com os resultados no Senado, mas também mostrou descontentamento com a volta de Antonio Carlos Magalhães ao Senado.
O presidente também cobrou de Lula e Serra mais clareza na divulgação das propostas para o próximo governo. Como o horário político volta à TV e ao rádio 48 após a promulgação do resultado oficial, FHC fez questão de frisar que "a campanha continue como foi na primeira etapa, sem agressões pessoais e que as propostas possam ser discutidas. Espero que nessa segunda etapa seja possível colocar com mais clareza as propostas. Não podemos deixar que o jogo eleitoral sejam apenas uma disputa de pessoas".
FHC terminou o pronunciamento dizendo que pretende, até o dia 31 de dezembro, quando termina seu mandato, trocar informações com o presidente eleito. "É preciso que haja uma transferência de informações adequadas para que quando ele assumir ele possa tomar as decisões adequadas", justificou.