O delegado da Polícia Federal e deputado federal licenciado Fernando Francischini (Solidariedade) não é mais secretário de Segurança Pública a Administração Penitenciária do Paraná. O desligamento foi confirmado na manhã desta sexta-feira (8), nove dias após a ação policial que deixou mais de 200 feridos em frente ao Centro Cívico, em manifestação de professores e servidores públicos contra a aprovação do projeto da ParanaPrevidência.
Segundo a assessoria do governo, o afastamento do cargo partiu do deputado. Quem assume interinamente é Wagner Mesquita, também delegado da Polícia Federal, que já fazia parte da equipe de Francischini na pasta.
Francischini assumiu o cargo em 15 de dezembro do ano passado. No início desta semana, o então secretário concedeu entrevista coletiva jogando responsabilidades do ocorrido para o comando da Polícia Militar.
O comandante-geral da PM, Cesar Vinicius Kogut, enviou carta ao governador Beto Richa dizendo que o secretário foi alertado diversas vezes "sobre os possíveis desdobramentos durante a ação e que mesmo sendo utilizadas as técnicas internacionalmente reconhecidas como as indicadas para a situação, pessoas poderiam sofrer ferimentos, como realmente ocorreu, tendo sido vítimas os manifestantes e os policiais militares empregados na operação".
Nesta quinta-feira (7), Kogut entregou o cargo alegando "dificuldades intransponíveis" com a direção da Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp).