Política

Ex-prefeito abandona carro oficial e some

04 jan 2001 às 18:57

O ouvidor geral do Estado, João Elias de Oliveira, teve uma surpresa na última quarta-feira. O ex-prefeito de Jussara, Pedro Cândido de Oliveira (PFL), abandonou o carro oficial - um Volkswagen Santana placas DFL 0909 - no estacionamento da Ouvidoria, no Centro Cívico, em Curitiba.

O ouvidor conta que esperava o ex-prefeito para uma conversa. "Mas ele sumiu depois que saiu do elevador", conta. As secretárias da Ouvidoria procuraram em vão pelo ex-prefeito. Pouco depois, um guarda avisou o ouvidor que o carro oficial estava abandonado no estacionamento, com chaves, documentos e notas fiscais no porta-malas.


Segundo o ouvidor geral, um dos vidros estava quebrado. "Achei muito estranho. Então liguei para o atual prefeito de Jussara (Ailton Vieira de Mattos, do PSDB) e pedi que viessem buscar o veículo".


Mattos pediu à assessoria jurídica do município para tomar as providências legais necessárias para buscar o veículo. Sem carro no gabinete, Mattos está trabalhando com o veículo particular, um gol 1000.


O ex-prefeito de Jussara não compareceu para entregar o cargo no último dia 1º, nem devolveu o carro oficial. No início de dezembro do ano passado, Pedro Cândido de Oliveira mudou-se de Jussara com a família, às escondidas. Os móveis foram transportados aos poucos numa Kombi durante a noite. Na cidade, ninguém sabe onde o ex-prefeito estaria morando.


A prefeitura de Jussara vai permanecer fechada por tempo indeterminado. "Por enquanto não temos condições de funcionar normalmente. Vamos manter os serviços essenciais e atender o público na medida do possível", justificou o atual prefeito.


Mattos encomendou uma devassa nas contas do município e, se forem encontradas irregularidades, vai encaminhá-las ao Ministério Público. Dois técnicos da Universidade de Maringá e dois do município já estão trabalhando e têm 60 dias para concluir a auditoria.

Segundo Mattos, os funcionários estão com os salários de dezembro e o 13º atrasados. O maquinário está sucateado, com apenas uma pá-carregadeira em condições de uso. O prefeito ainda não levantou a dívida com fornecedores e vai dar prioridade ao pagamento do funcionalismo. Com pouco mais de seis mil habitantes, Jussara tem 250 servidores públicos municipais e arrecadação mensal próxima de R$ 200 mil.


Continue lendo