Política

Estado quer novo modelo de gestão para Ferroeste

11 fev 2004 às 08:55

O governo do Paraná pretende afastar a Ferrovia do Paraná S.A. (Ferropar) da gestão da Estrada de Ferro do Paraná Oeste (Ferroeste). O Estado alega inadimplência por parte da Ferropar, que é um consórcio de várias empresas da iniciativa privada.

A direção da Ferroeste, que é uma concessionária pública, autorizou nesta quarta a criação de uma comissão processante formada por três funcionários, que vai iniciar um processo administrativo contra o consórcio, para em última análise destituí-lo.


O processo, baixado via resolução, tem prazo de 60 dias e a Ferropar será notificada para apresentar defesa. Essa é mais uma briga do governador Roberto Requião (PMDB) contra grupos privados que administram serviços do Estado.


A decisão de afastar a Ferropar da gestão do trecho de 248 quilômetros de ferrovias entre Cascavel e Guarapuava foi publicada ontem em um comunicado do governo Requião nos jornais. No mesmo comunicado, o governo lançou um desafio aos setores produtivos: estabelecer um ''novo modelo de gestão e assumir a Ferroeste''. O governo propõe que a sociedade discuta o modelo público-privado de utilização da ferrovia.

Leia a matéria completa na edição desta quarta da Folha de Londrina


Continue lendo