Política

Está acabando o prazo para mudanças partidárias

27 set 2001 às 20:35

A oito dias do prazo final para o registro de filiações, os principais partidos do Estado ainda não encerraram suas articulações para fortalecer o quadro de candidatos que vão disputar as eleições de 2002. O PSDB é a legenda que deve colecionar o maior número de integrantes de expressão, aqueles com mandato ou cargo público.

Os deputados estaduais Hermas Brandão (ex-PTB), Ricardo Maia (ex-PSB) e Nelson Turek (ex-PFL), além do federal Afonso Camargo (ex-PFL), já migraram para o ninho tucano. Na Câmara de Vereadores de Curitiba, a bancada do partido recebe a adesão de Jair César (ex-PTB), Osmar Bertoldi (ex-PPB), Reinold Stephanes Jr. (ex-PFL) e Rui Hara (ex-PFL).


A primeira-dama de Curitiba, Marina Taniguchi, também filiou-se ao PSDB, dando indícios de que o marido, o prefeito Cassio Taniguchi (PFL), possa seguir o mesmo caminho. O presidente em exercício do PFL no Estado, Abelardo Lupion, não acredita numa mudança de Cassio. "Não tem porque sair. O prefeito está sendo muito prestigiado no PFL."

Na Assembléia, os pefelistas tentam contornar o assédio tucano. Lupion confirma o ingresso do deputado Divanir Braz Palma (ex-PST) e negociações com outro parlamentar da Casa que ele prefere não identificar. A bancada federal, segundo Lupion, deve continuar sem alterações, com a exceção de Afonso Camargo que foi para o PSDB. "Vamos contornar todos os problemas e espero que não tenhamos nenhum problema até o dia 6 (de outubro, quando encerra o prazo de filiações)", torce Lupion.


Continue lendo