Política

Esfria disputa pela presidência da Assembléia

24 nov 2000 às 10:50

A disputa política dentro da bancada governista em função da eleição pela presidência da Assembléia Legislativa pode estar encerrada. Internamente na Casa e também dentro do governo estadual, a composição entre os deputados Hermas Brandão (primeiro secretário da Assembléia) e Valdir Rossoni (líder do governo), ambos do PTB, é dita como consumada. O cargo de presidente ficaria com Hermas, cabendo a Rossoni administrar os recursos da Casa, como primeiro-secretário. As demais cadeiras da mesa ainda estariam em negociação e dependeriam das articulações, feitas com o aval do Palácio Iguaçu. A eleição é defendida por todos para o dia 5 de dezembro.

A tese da composição vinha sendo defendida pelo governador Jaime Lerner (PFL), depois que dois candidatos da base governistas puseram seus nomes em disputa. Após ter apoiado inicialmente a indicação a Valdir Rossoni, o governador começou a articular nos bastidores o processo de unificação das candidaturas. "É a preferência do governador, que a base governista fique em uma mesma chapa", afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, ontem.


Alceni disse à Folha que a disputa entre os dois nomes já estaria suplantada. E, agora, caberia aos candidatos escolher os nomes dos demais cargos. "O governo não vai interferir neste assunto", afirmou o secretário. No entanto, ontem, o grupo de deputados radialistas esteve reunido com ele.


Os radialistas e alguns parlamentares do baixo clero (deputados de pálida influência) consideram que o atual sistema de eleição é prejudicial a seus interesses, pois estabelece uma chapa única e fechada. Os "rebelados" questionam o texto da proposta, formalizada pelo deputado Ademar Traiano (PTB) e encabeçada à distância por Hermas Brandão. A proposta, ainda não apreciada em plenário, abre possibilidade de votação automática para presidente, três vice-presidentes e cinco secretários.

Mas para o deputado Hermas Brandão, a rebelião dos deputados deve ser solucionada em breve. A certeza do primeiro-secretário é dada em função da sua articulação. Ontem, ele esteve conversando com todos os deputados em separado. "Na próxima quinta-feira, a minha chapa será anunciada", afirmou Hermas. A mesma data é anunciada por Valdir Rossoni. Porém, ele acrescentou que as negociações já estão quase finalizadas, antes mesmo do dia do anúncio.


Continue lendo