Política

Emilia Belinati pode ir para o PSDB

20 set 2001 às 15:48

A vice-governadora Emilia Belinati (PTB) foi convidada para ingressar no PSDB. Ela teve uma demorada conversa pela manhã com o deputado estadual Hermas Brandão e deverá emitir um parecer sobre sua decisão oficial até o final do mês. "Tenho conversado com vários partidos. Mas um cidadão não caminha sozinho, com as próprias pernas. Ele precisa de apoio. Eu vou aguardar um apoio de minha base eleitoral antes de emitir um parecer final", afirmou ela.

Emilia quer fazer parte do projeto do governador Jaime Lerner para as eleições do ano que vem - apesar das divergências políticas entre os dois terem se acentuado no início do segundo governo Lerner. Ela pretende manter reuniões com o atual governador antes de definir seu futuro partidário. "O governador quer um grupo forte, uma frente de partidos. E é isto que estamos estudando com mais profundidade", salientou.


Emilia confessou que pretende ser candidata nas eleições do ano que vem. Ela deverá se desincompatibilizar do cargo até abril. As pretenções políticas estariam voltadas para o cenário federal. Ela deverá ser candidata ao Senado ou a uma vaga na Câmara Federal.


A saída de Emilía Belinati do PTB era aguardada desde maio deste ano, quando o prefeito cassado de Londrina, Antonio Belinati (sem partido), foi preso pela primeira vez acusado de desvio de cerca de R$ 270 mil de uma autarquia municipal. As pressões feitas pela Executiva Nacional (comandada pelo deputado federal José Carlos Martinez) aumentaram em junho com a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra diversas pessoas supostamente envolvidas com o desvio de recursos da Prefeitura de Londrina. Os nomes de Emilia e de Antonio Carlos Belinati (deputado estadual pelo PSL) apareceram na denúncia. Na conta de Emilia teriam sido depositados R$ 3,5 mil desviados da Comurb.

No final do mês de julho, quando Antonio Belinati foi preso pela segunda vez, Emilia Belinati já indicava que pretendia sair do partido. Mas iria contar com o prazo final para filiação em outro partido para os que querem concorrer nas eleições do ano que vem. O prazo final expira no dia 6 de outubro.


Continue lendo