Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Polêmica

Em Wenceslau Braz, prefeito nomeia esposa e filho como secretários

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
07 jan 2025 às 16:29

Compartilhar notícia

- Reprodução/ Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Luiz Carlos Vidal, o Polaco (PSB), de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro), nomeou o filho Wesley Vidal como secretário de Saúde, e a esposa Waldete Aparecida de Moraes Vidal para a pasta de Assistência Social. Os decretos constam no Diário Oficial divulgado na última sexta-feira (3).


A nomeação de familiares, apesar de permitida pela lei, causou polêmica e muitos brazenses foram às redes sociais criticar a decisão do chefe do Executivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista à FOLHA, Polaco ressaltou que não há irregularidade nas nomeações e que, para a Saúde, a sua primeira escolha ainda não pôde assumir o cargo, que acabou ficando para o seu filho, que é médico. Ele também justificou que é comum a esposa do prefeito ficar à frente da assistência social.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quarta

Governo publica resolução sobre aborto legal em crianças e adolescentes vítimas de violência

Imagem de destaque
Saiba mais

Ministros do STF veem aproximação da Meta com X e minimizam declaração de Zuckerberg

Imagem de destaque
Política

'Não entra nessa gelada, eu me ferrei', diz Datena sobre Gusttavo Lima na política

Imagem de destaque
Futuro candidato

Gusttavo Lima quer falar com Lula e Bolsonaro para campanha à presidência


O prefeito garantiu que buscou assessoria jurídica antes de nomear o filho como secretário e que confia em suas escolhas.

Publicidade


À frente da gestão, Polaco disse que seu objetivo é “colocar a saúde no rumo”, com foco na maternidade e no centro cirúrgico do município. A escolha para a pasta foi “em um momento de confiança e para dar o ‘start’ na saúde” - ele adiantou que Wesley vai exercer a medicina e não ficará por muito tempo como secretário.


Questionado sobre as críticas às nomeações, o prefeito falou que as pessoas não estão vendo “a responsabilidade” e a confiança que ele tem nos dois nomes. “Eu estou vendo o resultado para a cidade. Não posso me preocupar com as críticas da oposição.”

Publicidade


LEGISLAÇÃO PERMITE


Publicidade

O professor e advogado Nilso Paulo da Silva explica que a contratação de parentes não é integralmente vetada pela lei. O STF (Supremo Tribunal Federal) editou a Súmula Vinculante 13 proibindo a nomeação de familiares até o terceiro grau, mas há flexibilização para os cargos do primeiro escalão - como secretários municipais e estaduais, por exemplo.


“É autorizado juridicamente por jurisprudência a nomeação”, pontua. “Na história recente, por exemplo, o governador Beto Richa tinha a esposa [Fernanda Richa] como secretária.”


Silva, contudo, ressalta que é necessário observar caso a caso. "É preciso analisar se não existe algum abuso. É possível nomear, mas precisa sempre tomar cuidado", completa.


Leia também:

Imagem
Após ter carro e equipamentos incendiados, casal faz apelo para voltar a trabalhar em Londrina
No dia 27 de dezembro, o casal trafegava pela avenida Juscelino Kubitschek, no Centro de Londrina, quando o veículo que estava misteriosamente começou a pegar fogo. Dentro do carro, havia cerca de R$ 40 mil em equipamentos de trabalho.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo