Os eleitores dos municípios de Itaperuçu, no Paraná, de José Boiteux, Santa Catarina, e de Tracuateua, Pará, voltam às urnas neste domingo (3) para escolher os novos prefeitos das cidades. As eleições suplementares foram marcadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos respectivos estados devido à cassação dos eleitos em 2008.
Em Itaperuçu, José de Castro França, e seu vice, Acir Pedroso de Moraes, perderam os cargos por terem sido condenados pelo crime de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008.
Quem sair vencedor na disputa em José Boiteux substituirá José Luiz Lopes, e Adair Antônio Stollmeier, respectivamente, prefeito e vice, eleitos em 2008 e que foram cassados em 2009 por terem realizado compra de votos e abuso de poder econômico durante o período eleitoral.
Em Tracuateua, Jonas Barros, eleito em 2008, foi afastado do cargo de prefeito também por compra de votos e abuso de poder econômico.
Em todos os casos, os prefeitos cassados obtiveram mais de 50% dos votos válidos nas últimas eleições municipais, em 2008. A legislação eleitoral prevê novas eleições quando os candidatos eleitos com mais da metade dos votos válidos são afastados. Tal acontecimento invalida os votos recebidos e obriga a convocação de novas eleições.