Política

Eleições-2018: confira os locais de votação e como montar a 'colinha'

05 out 2018 às 19:31

Cerca de 8 milhões de eleitores irão às urnas em todo o Paraná neste domingo (7) entre as 8h e 17h. Ao todo, o eleitor vai votar seis vezes na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, duas vezes para senador, governador e presidente.


As principais dúvidas dos eleitores na véspera do pleito são sobre os locais de votação e sobre os números dos candidatos para anotar na colinha, que pode ser levada até as urnas para auxiliar a votação. A FOLHA acompanha a apuração em tempo real no domingo.


Você também pode imprimir sua colinha aqui


O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) enviou para FOLHA dicas de como os eleitores podem confirmar o local de votação e também para acessar a lista de candidatos dos cincos cargos em disputa. Além disso, o eleitor também pode conferir o alerta do Ministério Público do Paraná (MP-PR) das ações proibidas no próximo final de semana. Confira o guia das Eleições-2018.



CONSULTE O NÚMERO DO SEU CANDIDATO


Primeiro passo
Selecione o Sul do Brasil e, em seguida, acesse o Estado do Paraná e escolha o cargo em disputa



Segundo passo
Confira os nomes de todos os candidatos ou escreva o nome de seu candidato para checar o número



CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OS LOCAIS DE VOTAÇÃO


Primeiro passo
Preencha nome, data de nascimento e nome da mãe do eleitor (se constar)



Segundo passo
Confira o endereço do local de votação e o número do seu título de eleitor



Terceiro passo
Se o eleitor preferir, ele pode baixar o aplicativo de celular e-Título para IOS e Android. O analista judiciário do TRE Willian Gallera Garcia explicou que o aplicativo substitui o título de eleitor para votar. Mas, o eleitor não cadastrado pela biometria, deve apresentar o título e o documento com foto, regra tradicional dos pleitos eleitorais. A foto do eleitor cadastrado na biometria aparece no aplicativo após o formulário preenchido e por isso o e-Título substitui o título de eleitor e pode ser usado por quem fez a biometria e acabou perdendo o documento. "Mas não pode ser print, tem que levar o aplicativo instalado no smartphone", alerta Garcia.


Portal Bonde


Confira a entrevista com o professor de Ética e Filosofia Política, Clodomiro Bannwart, sobre as Eleições-2018


LONDRINA


- 1.266 total, sendo 1.120 de seções para Londrina, 26 seções para Tamarana e o restante de contingência (reserva para trocas durante a votação)


Locais de votação criados após as eleições de 2016:


- Colégio Estadual Vista Bela - Rua Yoneko Shime, 300 - Residencial Vista Bela (157ª ZE);


- Esc. Mun. Prof. Odésio Franciscon - Rua Osmy Muniz, 750 - Hilda Mandarino (157ª ZE);


- Escola Premier - Rua João Wyclif, 530 - Gleba Palhano (146ª ZE).


Locais de votação alterados (as seções foram transferidas para outros locais):


- 42ª ZE: os eleitores que votavam na Unopar - Unidade Aeroporto foram transferidos para o Colégio Ética, com endereço na Avenida Santos Dumont, 1.200, bairro Boa Vista;


- 157ª ZE: os eleitores que votavam na Escola Municipal América Sabino Coimbra foram transferidos para a Escola Municipal Hayde Colli Monteiro, com endereço na Rua do Pelicano, 491, bairro Jardim Paraíso.


Voto em trânsito


- Colégio Estadual Vicente Rijo (42ª ZE): 478 para o 1º turno e 449 para o 2º turno


- Esc. Mun. Maria Carmelita Vilela Magalhães (42ª ZE): 84 para o 1º turno e 79 para o 2º turno


JUSTIFICATIVA DO VOTO


O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, que deve ser preenchido e entregue apenas no dia da eleição. O eleitor que está em seu domicílio eleitoral não pode justificar o voto.


Esse formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, e no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.


Faça o download do formulário aqui


No dia da eleição, o eleitor, munido do número do título eleitoral e de um documento oficial de identificação, deverá entregar o formulário preenchido em um local votação. Consideram-se documentos oficiais: via digital do título de eleitor (e-Título), desde que possua fotografia, carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto, de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação. Não se admitem certidões de nascimento ou de casamento.


ALERTA


As proibições específicas já começam na véspera das eleições, quando é vedado o "derrame" ou a "chuva de santinhos", que consiste em espalhar, de modo proposital, grande quantidade de material de propaganda de candidatos pelas vias públicas das cidades. No dia da votação, o eleitor pode mostrar em quem vai votar, mas não pode haver aglomeração. Manifestação silenciosa e individual.


Confira as condutas permitidas e proibidas no dia das eleições, segundo o MP-PR.

Folha Arte


Continue lendo