Política

Eleição envolverá 3 milhões de pessoas

28 set 2006 às 19:23

As eleições custarão R$ 600 milhões e na organização do processo. O custo com a última eleição presidencial, em 2002, foi de R$ 480 milhões. Ao todo 125.913.479 eleitores estão aptos a votar neste domingo, em 380 mil urnas eletrônicas, sendo que outros 50 mil equipamentos ficarão de reserva.

A primeira parcial de votos a presidente da República será feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h de domingo, já com 30% dos votos apurados. Por volta de meia-noite, 90% dos votos de todo o país já estarão apurados. O final da totalização deve ocorrer até terça-feira. A informação foi divulgada pelo diretor geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho.


A divulgação nos estados, para cargos de governador, senador e deputados, será feita a partir das 17h, quando se encerra o processo de votação. Para o cargo de presidência, só poderá ocorrer as 19h por causa do fuso horário, pois alguns estados estão atrasados em relação à hora de Brasília, chegando a duas horas menos, como é o caso do Acre.


A totalização do resultado de cada urna será repassada, via rede de computador, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado, que enviará, na mesma hora, os números para o TSE. Em locais afastados, como aldeias indígenas, a transmissão será feita através de telefones especiais, via satélite.


Se faltar luz, as votações não serão interrompidas, pois cada urna é dotada de uma bateria com duração de 12h de funcionamento. Caso o eleitor permaneça na fila da seção eleitoral após as 17h, serão distribuídas senhas aqueles que chegarem até esse horário.


De acordo com o diretor geral do TSE, todos os municípios brasileiros serão alcançados pelas urnas eletrônicas. "Em alguns casos, as urnas seguem em avião, helicóptero, barco ou até de bicicleta ou lombo de burro", contou Athayde.

Segundo ele, 90% das urnas já estão distribuída para os cartórios eleitorais de cada cidade. De sábado para domingo, elas serão levadas para os locais de votação.


Continue lendo