Durval Amaral (DEM) ocupou a chefia da Casa Civil do Governo Estadual por 16 meses. Ele deixou o cargo após ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por unanimidade pelos 54 deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Amaral assumiu o cargo durante a manhã desta segunda-feira (28).
O deputado vai ocupar a vaga deixada por Heinz Georg Herwig, que se aposentou compulsoriamente após completar 70 anos. Amaral é advogado, natural de Cambé. Aos 54 anos, chega ao cargo no TCE por indicação do governador Beto Richa (PSDB). Após ser empossado, o democrata prometeu transparência. "A acessibilidade da informação graças ao controle social, que pode ser feito através da imprensa, e que isso possa ser trazido ao Tribunal", disse em entrevista à rádio CBN Curitiba.
Durval Amaral comentou também a eleição por unanimidade na Alep: "apesar de ter sido líder da oposição na Assembleia, consegui conquistar o respeito de todos os deputados", destacou.
O governador em exercício, Flávio Arns, acompanhou a posse de Amaral e disse que a presença dele no TCE vai ajudar o governo a instalar um novo sistema administrativo, buscando a aprimorar o controle dos recursos públicos, para que eles sejam bem aplicados. (com informações da rádio CBN Curitiba)