A presidente Dilma Rousseff participou no início da tarde desta segunda-feira (4) da abertura do Show Rural, em Cascavel.
Durante discurso, ela rasgou elogios à capacidade produtiva do agronegócio no Paraná. "O vigor da agricultura no Paraná é inquestionável. A safra de grãos no estado deve ser 12% maior que no ano passado. O Paraná deverá responder por 19% da produção recorde do Brasil. Esses dois números mostram uma grande força", afirmou, ressaltando também a referência do estado para as práticas sustentáveis.
No evento, a presidente fez a promessa de aumentar o crédito para produtores rurais, ultrapassando os R$ 115 bilhões de 2012. O primeiro passo, segundo ela, foi a redução de 5,5% para 2,5% nos juros.
"É inequívoco que sem financiamento é muito difícil fazer com que agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos. A cada ano é maior a demanda. Significa que nós estamos cada vez mais melhorando as condições de investimento na produção. Temos consciência do papel da agricultura para transformar nosso país em um país desenvolvido".
Palanque para 2014
Durante o discurso, Dilma fez questão de ressaltar a parceria com o governador Beto Richa (PSDB), sem deixar de falar da ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, provável candidata do PT para as eleições estaduais em 2014.
"Tenho uma parceria muito importante com o governador. Ele falou uma coisa que é certa: o Paraná precisa de infraestrutura. A ministra Gleisi, sendo do Paraná, também tem interesse nisso. Mas há outra razão. Consideramos que essa parceria em portos, rodovias e ferrovias é fundamental para o País crescer. Esse país só cresce se os estados crescerem. Não existe país fora do estado. Nós somos o estado do Paraná. Todos os brasileiros são o estado do Paraná", finalizou.