Dos 70 deputados federais paulistas, apenas Vanderlei Assis (Prona) enviou representante à reunião organizada pela APM (Associação Paulista de Municípios), hoje à tarde em São Paulo, para discutir as reivindicações dos prefeitos na reforma tributária.
Segundo o presidente da APM, Celso Giglio (PSDB), prefeito de Osasco, todos os deputados receberam um convite nominal para participar da reunião. "Certamente eles estavam muito ocupados", disse Giglio.
O deputado Milton Monti (PL-SP), coordenador da bancada federal paulista, disse por meio de sua assessoria que os deputados já conhecem as reivindicações pois tiveram uma reunião com os prefeitos, no dia 13 de agosto, em que o assunto foi discutido.
Pela manhã, representantes das 16 associações de municípios do Estado estiveram com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio Bandeirantes. Eles foram pedir apoio às suas reivindicações, mas saíram do encontro com uma solicitação recíproca. Prefeitos que participaram da reunião disseram que o governador está preocupado com a eventual perda de receita do Estado com as possíveis mudanças no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e pediu ajuda ao movimento municipalista para reverter a situação.
Cerca de 300 prefeitos paulistas irão participar na quarta-feira (10) da Marcha de Prefeitos, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que deverá reunir representantes de todo o país.
Os prefeitos não ficaram satisfeitos com o texto da reforma tributária aprovado em primeiro turno na Câmara na semana passada e irão manter um movimento no sentido de aumentar a participação dos municípios no total de impostos arrecadados no país.
Informações Folha Online