Política

Deputados decidem quantas CPIs serão abertas no PR

26 fev 2003 às 08:43

O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), deve ler hoje em plenário os requerimentos de criação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que serão instaladas na casa. Só então será determinado quantas funcionarão simultaneamente. Até o final da tarde de ontem continuava o impasse sobre quais serão instaladas logo após o Carnaval.

O líder governista, Angelo Vanonhi (PT), defende a criação de três CPIs incialmente: Sercomtel/Copel, Banestado e pedágio. Outra ala de aliados do governador Roberto Requião (PMDB), porém, quer montar as cinco de uma vez só, abrindo investigações também sobre a Paranacidade e os Jogos Mundiais da Natureza. Um dos defensores mais fervorosos dessa tese é o primeiro-secretário da Casa, Nereu Moura (PMDB).

Vanhoni disse que está ''quase'' decidido quais CPIs serão abertas. Hoje, a partir da leitura em plenário, começa a correr prazo de 10 dias para que os partidos indiquem os membros para as CPIs. ''Fizemos uma reunião com os líderes dos partidos pela manhã, e depois conversamos com o Hermas. O anúncio será feito amanhã (hoje).''


Continue lendo