O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), propôs nesta segunda-feira (17) a concessão do título de Cidadania Benemérita do Paraná ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. "Essa homenagem só deve ser concedida para homens que realmente servem de modelo para todos os brasileiros. É o caso do juiz Sérgio Moro, um profissional de coragem que vem tendo atuação brilhante no combate à corrupção. Merece o nosso reconhecimento e de todas as pessoas de bem que repudiam a corrupção", justificou.
Plauto deteve-se na questão da operação Lava Jato, que já apurou desvios de R$ 10 bilhões na Petrobras. O parlamentar enfatizou a importância do reconhecimento ao trabalho de Moro: "Em uma pequena busca pela internet, um adjetivo é sempre colocado ao lado do nome Sérgio Moro – incorruptível".
Como a cota de indicações de homenagens pela bancada do DEM já foi exaurida este ano, o líder do PT, deputado Tadeu Veneri, ofereceu a cota de seu partido para tanto, como forma de evidenciar que endossa plenamente o gesto de reconhecimento ao juiz da Operação Lava-Jato.
Juiz federal há 18 anos, Moro nasceu em Maringá, formou-se em Direito pela Universidade Estadual da cidade (UEM), tem mestrado e doutorado em Direito, com passagem pela Universidade americana de Harvard.