Política

Deputado quer acabar com fiação aérea no Paraná

06 abr 2011 às 18:49

Projeto que tramita na Assembléia Legislativa, de autoria do deputado estadual Stephanes Junior (PMDB) quer acabar com a instalação de cabos aéreos para as empresas de telecomunicações (telefone, Internet, televisão) e energia elétrica nas cidades com mais de 150 mil habitantes. A iniciativa, que está na Comissão de Constituição e Justiça da AL, determina a utilização de tubulação subterrânea, dando um prazo de um a três anos para a substituição total dos cabos suspensos.

"O crescimento dos serviços não pode transformar as cidades em gigantescas teias de aranha, com cabos suspensos de um lado para outro", defende o deputado. Além disso – acrescenta – em médio prazo a mudança dos sistemas vai reduzir custos, com maior proteção aos cabos, hoje alvo de acidentes envolvendo veículos, de furtos e de tempestades, que já provocaram inclusive várias mortes com a queda de postes e fiação.

Pelo projeto, a substituição se daria em um ano no perímetro central dos municípios e, em três anos, nos bairros, contados 120 dias a partir da vigência da lei, com a sanção do projeto.


Continue lendo