O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP) disse nesta quarta-feira (30), na CPI do Cachoeira, que há indícios de envolvimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, com o esquema de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
Protógenes leu a transcrição de diálogos relacionados a uma possível viagem de Gilmar Mendes com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), custeada por Cachoeira, no entender do deputado por São Paulo.
O deputado do PC do B disse que tais indícios precisam ser analisados, e que a partir disso pode ser necessária a convocação de Gilmar Mendes.
Já o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) afirmou que é preciso convocar o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva para saber se, em conversa com Gilmar Mendes, Lula prometeu "blindagem" na CPI do Cachoeira em troca do adiamento do julgamento do escândalo do Mensalão.
Em seguida, o vice-presidente da CPI, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), encerrou a reunião, na qual foram decididas as convocações dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).