A Rede Paranaense de Comunicação (RPC), divulgou no início da noite desta sexta-feira (6) o resultado da primeira pesquisa eleitoral - após o primeiro turno - para o goverdo do Estado do Paraná. A pesquisa do Datafolha mostrou que Roberto Requião, da coligação Paraná Forte (PMDB/PSC), e o candidato da coligação Paraná de Verdade (PDT/PP/PTB/PSB), Osmar Dias, estão tecnicamente empatados, com 45% das intenções de voto cada um.
Os votos brancos e nulos são a opção de 3% dos entrevistados. Contabilizados apenas os votos válidos, cada candidato teria 50% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Já os 7% do eleitorado paranaense - o que corresponde a cerca de 50 mil eleitores - que declararam ao Datafolha não saber em quem irão votar no segundo turno das eleições para o governo do Estado, deverão ser o fiel da balança no dia 29.
Comparando com o resultado do primeiro turno, em que Requião registrou 42,81% dos votos contra 38,60% de Osmar, o peemedebista teria subido 2,19%, enquanto o pedetista melhorou o índice em 6,4%.
O Datafolha ouviu 1.683 eleitores em 68 municípios, entre os dias 5 e 6 deste mês. A pesquisa foi registrada no TRE com o número 24.386/2006.
Corrida presidencial - A primeira pesquisa Datafolha sobre a disputa pela Presidência da República no segundo turno mostra que o presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 50% das intenções de voto. Seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB) conta com 43% das preferências.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo votos brancos, nulos e e eleitores que se declaram indecisos, Lula tem 54% e Alckmin 46%.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, e divulgada nesta sexta-feira pelo ''Jornal Nacional''. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 5.811 eleitores em 368 cidades entre quinta-feira e ontem. A pesquisa foi registrada no TSE (Com informações do Tribunal Superior Eleitora e Folhapress)