A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista do Banestado reúne-se nesta terça-feira, às 16h30, para apresentar os primeiros resultados da viagem feita pelos parlamentares às cidades de Nova York e Washington, nos Estados Unidos. A comissão vai também definir o cronograma de trabalho para este mês.
A CPI, presidida pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e que tem como relator o deputado José Mentor (PT-SP), investiga a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5, destinadas a brasileiros que residem no exterior e empresas com sede no exterior.
A comissão foi criada para apurar as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil, que teriam sido enviadas para o Banestado, com sede em Nova York, e depois remetidas para os chamados paraísos fiscais, em razão de denúncias veiculadas pela imprensa, reveladas pela operação macuco, realizada pela Polícia Federal.
Parte das evasões, conforme vem apurando a CPI, foi feita pelo Banco Araucária, no Paraná. A evasão teria sido feita entre 1996 e 2002 e deve envolver entre 100 e 200 pessoas, segundo depoimentos feitos na CPI.