Com fim do prazo das convenções na última sexta-feira (5), o Paraná poderá ter nove candidatos ao governo do Estado e nove candidatos a única vaga ao Senado nas eleições de outubro. O calendário eleitoral prevê a realização das convenções partidárias até 5 de agosto. Porém, a oficialização das candidaturas depende de protocolo das atas das convenções na Justiça Eleitoral e os registros das candidaturas devem ser feitos até o próximo dia 15.
Dentre os candidatos ao Palácio Iguaçu, o governador Ratinho Junior (PSD) formou a maior coligação com sete partidos na tentativa de reeleição. Além do PSD, o PP, PL, Republicanos, PTB, PSC, Solidariedade e Pros definiram em convenções o apoio e formam a chapa. MDB e União Brasil também anunciaram apoio formal. O deputado federal Paulo Martins (PL) foi o candidato ao Senado escolhido para ter o apoio do governador. Darci Piana (PSD), atual vice governador, também foi definido como vice na chapa.
Principal opositor segundo as pesquisas, o ex-governador do Paraná e ex-senador Roberto Requião será o candidato do PT e terá como vice o ex-presidente da Itaipu, Jorge Samek (PT). A chapa será formada ainda pelo PCdoB e PV (Partido Verde), que formam a federação. A candidata do grupo ao senado será a enfermeira Rosane Ferreira, que já foi vereadora de Araucária (Região Metropolitana de Curitiba) pelo PV e deputada estadual e federal.
Já o PDT (Partido Democrático Trabalhista) oficializou os nomes do ex-deputado federal Ricardo Gomyde como candidato ao governo e da advogada Eliza Ferreira como vice. A professora de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Desiree Salgado, será candidata ao Senado. O partido terá chapa pura e não formou coligação;
A federação Psol e Rede lançou o nome da professora Angela Alves Machado, 45, que será uma das três mulheres candidatas ao governo do Estado. Natural de São José dos Pinhais (RMC), a professora atua na rede pública estadual há 24 anos. Na política, a professora já concorreu ao cargo de vereadora em Curitiba em 2016 e 2020, mas não foi eleita. Sergio Nakagani (Rede) será o vice e Laerson Matias será o candidato da federação ao Senado.
'Nanicos
Outros cinco candidatos ao governo são de partidos chamados 'nanicos', ou seja, são de siglas que atualmente não têm representantes nem na Assembleia Legislativa do Paraná nem no Congresso: PCO (Partido da Causa Operária), DC (Democracia Cristã), PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), PMN (Partido da Mobilização Nacional) e PCB (Partido Comunista Brasileiro)
Pelo PCB, a socióloga Viviane Motta, 30 anos, tem histórico de 15 anos na militância e participa do Comitê Regional do Partido no Paraná. Natural de Cuiabá (MT), a candidata ao governo do Paraná atuou acomo professora na rede estadual de ensino no Paraná e está na sua segunda graduação, desta vez, em Psicologia. O agente educacional Diego Valdez, de Foz do Iguaçu (Oeste), será o candidato a vice.
Já a maringaense Solange Ferreira Bueno, 55, será a candidata do PMN ao Palácio Iguaçu. A professora de música já morou em Cascavel (Oeste), mas atualmente reside em Curitiba. O sargento Osni Minotto será o vice da chapa e o médico Carlos Eduardo Saboia será o candidato ao Senado da mesma sigla. O partido confirmou ainda 31 candidatos a deputado estadual e 55 a federal.
Entre os nanicos, o candidato Professor Ivan (PSTU) - Ivan Bernardo, 53 - é o mais experiente nas urnas e está na sua nona campanha a um cargo eletivo. Professor da rede estadual de educação há 24 anos, o candidato já disputou o governo em 2018, uma vaga no Senado em 2006 e a prefeitura de Paranavaí (Noroeste), cidade onde mora, por três vezes. O candidato a vice é Phil Natal
Outro morador de Paranavaí será candidato ao governo do Estado pelo PCO. Trata-se de Adriano Teixeira, 35, que é formado em licenciatura em história e exerce desde a adolescência a atividade de funilaria e pintura automotiva. O vice na chapa do PCO é o jornalista e servidor público federal, Cristiano K. Pool,42, que reside em Curitiba.
Natural de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), Joni Correia (DC), 45, está na disputa ao governo do Paraná pela primeira vez e reside em Curitiba. Formado Direito e Publicidade e Propaganda, o candidato trabalhou como professor de cursos profissionalizantes, empresário, e foi diretor das secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e de Governo de Foz do Iguaçu. O DC tem como principal expoente o candidato a presidência, José Maria Eymael.
Senado
Ainda na corrida majoritária também serão nove os candidatos ao Senado. O senador Alvaro Dias (Podemos) e o ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil) não estarão coligados com outros partidos que têm nomes ao governo do Estado. A candidatura de Orlando Pessuti (MDB) foi definida em convenção, mas ainda depende de algumas conjunturas antes de ser registrada, já que o grupo de Ratinho Junior dará apoio ao deputado Paulo Martins do partido de Bolsonaro.