Política

Confira as propostas dos candidatos para a Saúde no PR

01 out 2002 às 16:42

Alvaro Dias (PDT)
pedetista afirma que vai criar Centros Regionais de Referência e de Excelência em Saúde para fugir da centralização do atendimento e ampliar a área de atuação nos pequenos centros. Dias promete investir R$ 4,5 bilhões com recursos do Estado, do governo federal e de projetos de financiamento externo. O candidato também afirma que vai melhorar o atendimento do Siate - atendimento de emergência - e vai dar destaque para a assistência à saúde dos povos indígenas.

Beto Richa (PSDB)
Richa afirma que vai exigir integração da área de Saúde e e Assistência Social, parcerias com Secretarias Municipais, entidades de classe, Pastoral da Criança e da sociedade civil em geral para garantir atuação mais ampla na saúde preventiva. O tucano promete também estender o Programa Saúde da Família (PSF) para os 399 municípios do Estado investir na estrutura de hospitais para os casos de atendimento médico de complexidade.


Giovani Gionédis (PSC)
*Até a conclusão deste material o candidato não havia enviado suas propostas para a área da Saúde


Padre Roque (PT)
O petista afirma que vai investir no início do mandato 10% do orçamento na área de saúde. Roque também promete melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde e criar centros regionais de saúde para a comunidade dos municípios menores, que é obrigada a buscar atendimento nas cidades maiores. Ele também garante que vai retomar o atendimento Instituto de Previdência do Estado (IPE).


Roberto Requião (PMDB)
A proposta de Requião é reestruturar o sistema de saúde no Estado e explica que o aumento do número de vagas e investimentos não são suficientes para diminuir os problemas no setor. O candidato, então, promete regionalizar o sistema de saúde, com otimização de custos e ampliação da captação de recursos para a área. Requião também afirma que vai dar destaque para a saúde preventiva.

Rubens Bueno (PPS)
O candidato quer utilizar as universidades estaduais em parceria com o governo para a produção de medicamentos básicos no Paraná. Bueno pretende dar ênfase no atendimento diferenciado para pacientes da terceira idade, com garantia de remédios para diábeticos e hipertensos e programas de prevenção de doenças. Ele também promete ampliar a participação da comunidade com os conselhos de saúde.


Continue lendo