A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa do Paraná deve votar na terça-feira o projeto de resolução que cria a terceira versão da CPI da Telefonia.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, deputado Tony Garcia (PPB), decidiu instalar nova comissão depois que o Tribunal de Justiça (TJ) determinou – pela terceira vez consecutiva em menos de seis meses – a suspensão dos trabalhos da CPI.
Pelo texto do projeto, o raio de investigações da nova comissão englobará cobranças indevidas por parte das operadoras, escutas ilegais e centrais clandestinas. A primeira CPI, instalada em abril, foi cancelada pelo Tribunal de Justiça no dia 18 de junho.
O Judiciário entendeu que os deputados estaduais desviaram o objeto das investigações, além de vícios de origem da criação da comissão. Criada inicialmente para apurar denúncias de cobranças indevidas em contas telefônicas, os parlamentares se debruçaram sobre denúncia de grampos no Palácio Iguaçu. O governo nega que tenha feito escutas clandestinas.
A segunda Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia foi criada um dia depois da suspensão da primeira, mas acabou novamente suspensa pelo Tribunal de Justiça, também a pedido da Telepar Brasil Telecom. A empresa está sendo investigada pelos deputados estaduais.