Política

Ciro ataca, Serra pára de bater e Garotinho comemora

09 set 2002 às 21:03

Na briga pelo segundo lugar da corrida presidencial, os candidatos Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) adotaram estratégias distintas para conquistar o eleitor pela Internet. Enquanto Ciro preferiu manter os ataques ao seu principal adversário, José Serra optou por mudar a idéia do "bateu levou". Hoje, o site do tucano traz apenas explicações das propostas de governo e entrevistas sobre a viabilidade do programa "Segunda-feira" de geração de empregos. Já Garotinho abriu a página na Web comemorando seu crescimento na última pesquisa Sensus, divulgada hoje.

Os ataques de Ciro a Serra são principalmente em relação à promessa de geração de 8 milhões de empregos feita pelo candidato governista. "O próprio presidente Fernando Henrique desqualifica o programa de geração de empregos de Serra", "Comentário de Elio Gaspari em sua coluna dominical ironiza a proposta de geração de empregos de Serra", "Com sua costumeira elegância, Ricardo Noblat afirma que projeto de criação de empregos de Serra é uma falácia". Esses são alguns dos destaques listados por Ciro Gomes na sessão Sala de Imprensa.


O site do candidato da Frente Trabalhista também mantém uma pergunta ao internauta sobre em qual dia da semana caiu o 1º de abril, o dia da mentira. A resposta é que neste ano foi em uma segunda-feira, fazendo alusão ao nome do programa de geração de empregos de Serra.


O tucano, por sua vez, preferiu destacar os apoios do empresário Antônio Ermírio de Moraes, da cantora Nana Caymmi e da escritora de novelas Glória Perez, entre outros. Também apresenta um quadro indicando: "Conheça 10 boas razões para as mulheres votarem em Serra".


Com motivos de sobra para comemorar, já que voltou a pressionar a disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial, Anthony Garotinho ficou longe do bate-boca e até deixou um pouco mais em segundo plano a exibição de suas propostas de governo. Na Internet, o destaque foi dado ao crescimento que obteve na pesquisa Sensus, divulgada hoje pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).


Pelo levantamento, Garotinho subiu 2,9 pontos percentuais, passando de 10,4% para 13,3%. Tamanha é a empolgação do candidato que ele se diz empatado tecnicamente em segundo lugar com José Serra (17,1%) e Ciro Gomes (18,3%). No entanto, nessa faixa percentual a margem de erro da pesquisa é de dois pontos, o que o deixa em empate técnico apenas com o candidato do governo. A margem de três pontos percentuais para mais ou para menos é válido para porcentagens superiores a 30%, como é o caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 37,7%.


Ao comentar o resultado, Garotinho não perde a oportunidade de alfinetar seu adversário tucano. "A minha surpresa é que essa pesquisa não mostrou a queda de Serra", afirmou o presidenciável.

A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil eleitores em 195 municípios, entre os dias 5 e 6 de setembro. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.


Continue lendo