Política

CEI: ex-secretário rasurou nota para compra de livros

30 mai 2012 às 19:27

Durante oitiva da CEI da Educação na tarde desta quarta-feira (30), a ex-secretária de Educação, Karin Sabec, afirmou que o ex-chefe de gabinete e ex-secretário de Planejamento, Fábio Góes, rasurou o documento de compra dos livros da coleção "Vivenciando a Cultura Afro-brasileira e Indígena" com intuito de aumentar o número de itens comprados.

Segundo o presidente da CEI, vereador Rony Alves (PTB), Karin afirmou que Góes tratava do assunto em nome do prefeito Barbosa Neto (PDT). Ela mostrou a rasura na nota que, anteriormente, apresentava a escrita "15 por escola" e passou para "30 por escola", duplicando a quantidade de material adquirido da Editora Ética, da Bahia. A prefeitura comprou 13,5 mil exemplares sem licitação.


Conforme o depoimento da ex-secretária, que durou aproximadamente quatro horas, Góes justificou a alteração por causa da necessidade de utilizar os 25% de recursos destinados para a área da educação. Questionado sobre o envolvimento de Barbosa, Alves foi cauteloso, mas revelou que Karin disse que em Londrina "não cai uma agulha sem o conhecimento do prefeito".


Além de pedir uma quantidade menor de livros, a ex-secretária de Educação alegou que ainda recomendou a coleção "História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena".


Desconto de até 30%


O vereador informou que a CEI recebeu um documento durante a oitiva desta tarde com a proposta da Editora Ética com desconto de até 30% no valor total da compra, que chegou aos R$ 621 mil. Karin revelou que outra coleção com o nome "História da Cultura Afro-brasileira e Indígena" seria adquirida com investimento que ultrapassaria R$ 1 milhão com a aquisição das duas coleções.


Sobre a compra dos uniformes na modalidade "carona" em licitação do município de São Bernardo do Campo (SP), a ex-secretária responsabilizou o ex-secretário de Gestão Pública, Marco Cito. Ela disse que não tinha conhecimento do assunto e afirmou que Cito era "perito" no assunto.



Continue lendo