O empresário e dentista João Ernesto Johnny Lehmann (PTB) foi afastado do cargo de prefeito de Rolândia para o qual foi reeleito em outubro do ano passado com 53,56% dos votos. Ele foi notificado na sexta-feira (22) à noite da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, que manteve sentença da 59ª Zona Eleitoral de Rolândia, proferida em dezembro pelo juiz Alverto José Ludovico, cassando o registro de Lehmann. ''Me sinto injustiçado da cabeça aos pés. Nada do que tem sido veiculado na imprensa e na Justiça (Eleitoral) é verdade'', disse Lehmann à repórter Loriane Comeli, da Folha de Londrina, após receber a notificação do afastamento.
Ele afirmou que a defesa tentará obter liminar no TRE para garantir sua volta e permanência no cargo enquanto recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lehmann teve o registro de candidato cassado porque teria praticado abuso de poder econômico ao publicar em um jornal da região reportagens elogiosas e pagas com dinheiro público, além do suposto excesso de gastos com publicidade.
Como a cassação atinge também o vice, José Danilson (PSD), a presidente da Câmara, Sabine Giesen (PMDB), deve assumir interinamente a prefeitura até a convocação de novas eleições. Ela também foi notificada na sexta-feira da decisão do TRE. A futura prefeita deve se pronunciar sobre o assunto só na segunda-feira (25) à tarde, em entrevista coletiva. (com informações da repórter Loriane Comeli, da Folha de Londrina)