Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reconstituição do acidente

Carli Filho poderia ter evitado acidente, diz perícia

Rosiane Correia de Freitas - Folha de Londrina
24 jun 2009 às 09:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, tinha visão do Honda Fit de Gilmar Rafael Yared, 26 anos, a 65 metros do local da colisão. A conclusão é dos peritos do Instituto de Criminalística (IC) após a realização da reconstituição do acidente realizada na madrugada da última segunda-feira. Também foi determinado que o Volkswagen Passat do ex-parlamentar saiu do solo por pelo menos 10 metros antes da colisão.

Ao fim da reconstituição - que durou quase 3 horas -, o delegado Armando Braga confirmou que há indícios no inquérito que apontam para uma denúncia de homicídio com dolo eventual contra Carli Filho. ''Dada a dinâmica da colisão pode-se dizer que houve dolo, ou seja, o deputado assumiu o risco dessa conduta de embriaguez e excesso de velocidade'', declarou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Caso o Ministério Público confirme a denúncia do ex-deputado por homicídio duplo com dolo eventual Carli Filho poderá ser julgado no Tribunal de Júri. ''Ainda é cedo para fazer uma avaliação. Vamos aguardar a conclusão do inquérito para nos pronunciar'', informou a promotora Danuza Nadal, promotora da 2 Vara de Delitos de Trânsito.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Instagram

TRE libera uso de montagem de Filipe Barros que liga PP ao PT em Londrina

Imagem de destaque
Proibidas em 2015

Presidente do PT diz que volta de doações de empresas para campanhas é 'grave retrocesso'

Imagem de destaque
Segundo turno das eleições

PT libera filiados em Londrina, mas cita 'combate a bolsonarismo e fascismo'

Imagem de destaque
Maior taxa da história

Prefeituras que implementaram tarifa zero tiveram taxa de reeleição de 89%


Segundo o perito Marco Aurélio Pimpão, chefe da Divisão Técnica do Interior, cálculos realizados pelos técnicos do IC apontam que nas condições da via, o veículo de Carli Filho teria que estar a pelo menos 120 km/h para ''decolar'' - duas vezes o limite determinado para a via, que é de 60 km/h - a 50 centímetros do solo, distância que os peritos estipulam que o carro estava do chão. ''A inclinação da rua nesse ponto é de 6 graus, o que faria com que o veículo deixasse o solo a partir dessa velocidade'', explicou.

Publicidade


O IC no entanto ainda não divulgou nenhuma estimativa da velocidade que o Passat desempenhava no momento da colisão. A expectativa é que os peritos incluam essa informação no laudo do local do fato. ''A velocidade deve ser apontada a partir das informações colhidas no sistema de air bag do Passat'', adiantou Pimpão.


A perícia divulgada pela equipe de peritos contratada pela família Yared apontou o carro do ex-deputado estaria a pelo menos 191 km/h no momento da colisão. ''Essa é uma velocidade de referência que temos certeza que será confirmada por outros cálculos que serão apresentados'', explicou o perito, Walter Kaffmann.

Publicidade


Pai teria pedido para Carli Filho renunciar


O prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, pai do ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, concedeu nesta terça-feira (22) entrevista à imprensa sobre o acidente que matou dois jovens no último dia 7 de maio. ''Nós decidimos pela renúncia do mandato de deputado para que ele responda criminalmente como cidadão comum'', afirmou.


Durante a entrevista, o prefeito declarou que teria informado o filho da morte de duas pessoas em consequência do acidente. ''Quando ele foi para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva conversei com ele e contei o que tinha acontecido'', contou. Ribas Carli diz que a família não está preocupada com o futuro político do ex-deputado. ''Nos preocupamos apenas com sua recuperação'', disse.

Ribas Carli reassumiu a prefeitura da cidade na última quarta-feira, dia 17, depois de ficar 32 dias afastado do cargo. O prefeito esteve em São Paulo acompanhando o tratamento do filho no Hospital Albert Einstein. Carli Filho passou por cirurgias para reconstrução da face e do crânio. Na semana passada, ele, Carli Filho e outros familiares voltaram para Guarapuava onde o ex-deputado deverá continuar nos próximos dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo