Mais da metade dos candidatos aos governos estaduais deve se eleger no primeiro turno das eleições. Pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Ibope indicam que, em pelo menos 14 dos 26 Estados, além do Distrito Federal, a eleição será definida em 6 de outubro. Os futuros governadores serão cabos eleitorais importantes para os dois candidatos à Presidência que disputarem o segundo turno das eleições. Mas nem Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nem o tucano José Serra, nem Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, terão hegemonia no apoio dos governadores eleitos.
Engalfinhados na luta pelo segundo lugar da corrida presidencial, os candidatos Ciro e Serra vão disputar palmo a palmo o apoio dos governadores eleitos em 6 de outubro. Em alguns desses Estados, o governador vencedor poderá dar apoio tanto ao tucano como ao candidato do PPS no segundo turno.
É o caso, por exemplo, de Minas Gerais, onde o presidente da Câmara e candidato ao governo estadual, Aécio Neves (PSDB), apóia Serra no primeiro turno, mas poderá ajudar na campanha de Ciro, caso ele chegue ao segundo turno contra Lula. Aécio está isolado na disputa estadual: tem 44% das intenções de voto. Em segundo lugar, Newton Cardoso, do PMDB, aparece com 14% dos votos.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta segunda-feira.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.