Política

Candidatos usam a criatividade para convencer o eleitor

21 ago 2002 às 18:07

Criatividade e jargões bem humorados marcaram a estréia dos candidatos ao governo do Estado e à Assembléia Legislativa no horário eleitoral gratuito. ''Você não me conhece, mas eu conheço você'', ''Fuja dos raposões'', ''Vote limpo'', ''Contra burguês'' e ''De pai para filho, paixão pelo Paraná'' foram algumas das frases de efeito utilizadas pelos candidatos para chamar a atenção dos eleitores no rádio e na tevê.

O programa começou com os partidos que têm menor tempo. O primeiro a aparecer foi o Padre Roque Zimermannm do PT, falando sobre esperança de diminuir as desigualdades sociais. O professor Figueiredo, do PSTU, defendeu o rompimento com o FMI e a solução da dívida externa, terminando com o jargão ''Contra burguês''. Rubens Bueno do PPS preferiu um mote mais tradicional, com seu ''Vote limpo''. O candidato do Prona, José Gladston Bispo, prometeu melhorar a vida de todos. O horário reservado ao PMN, cuja candidatura de Benedito da Silva ainda está incerta por causa da polêmica com a direção nacional do partido, não teve programação.


O sexto candidato do programa foi Alvaro Dias (PDT), que enfatizou as obras realizadas quando governador como estradas, Usina de Segredo, agricultura e porto. Prometeu obras e empregos para melhorar a qualidade de vida para todos os paranaenses. Em seguida, veio Beto Richa (PSDB) usando frases como ''está nascendo um novo Paraná'' e ''juventude no poder'' em seu jingle, o candidato que tem apoio do governador Jaime Lerner (PFL) apareceu com capacete de engenheiro civil vistoriando uma construção.


O candidato nanico Severino do PSB não falou durante os poucos minutos de seu programa. O tempo foi usado para mostrar o trabalho do presidenciável do partido, Anthony Garotinho, no Rio de Janeiro. No final, Garotinho diz abraçado ao candidato a governador: ''Ajude o Severino a fazer o mesmo pelo Paraná''. Jamil Nakad, do PRTB, começou seus poucos minutos perguntando ''Cadê você?''. Giovani Gionédis, do PSC, apareceu com a família em cenas de refeições e lazer em casa, narrando um texto que falava de plano de vida para os paranaenses.


Cirus Itiberê, do PSD, saiu com o jargão ''Você não me conhece, mas eu conheço você'' para pedir votos. O candidato do PMDB, Roberto Requião, foi o penúltimo a se apresentar. Começou o programa com o tradicional fundo azul citando seu vice Orlando Pessuti e o candidato ao Senado, Paulo Pimentel. Em seguida, o programa mostrou sua participação num encontro com sete presidentes da América do Sul, como presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul, discursando em espanhol e criticando a política de exclusão, desemprego e desesperança nesses países. O último candidato na ordem de apresentação, Abrahão Júnior, do PTC, nem apareceu, jogando apenas o nome de seu partido e número do candidato no ar.


Na apresentação dos candidatos a deputados estaduais, a bancada governista destacou os deputados que tentam a reeleição. Já os candidatos do PMDB falaram todos sobre os projetos Primeiro Emprego e Frentes de Trabalho, da plataforma de Requião. Vários candidatos nanicos ao Senado, apelaram por se apresentar como segunda alternativa de voto.


*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo