Política

Candidatos têm 72 horas para regularizar candidaturas

08 ago 2006 às 20:32

O ministro Cesar Asfor Rocha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), intimou os representantes da coligação Frente de Esquerda (P-Sol/PSTU/PCB) a assinar, no prazo de 72 horas, o requerimento de Registro de Pedido de Candidatura à Presidência da República da senadora Heloísa Helena (P-Sol/AL). A legislação eleitoral determina que, no caso de coligação, o pedido de registro dos candidatos deverá ser subscrito pelos presidentes de todos os partidos coligados, o que não foi feito.

A mesma decisão foi tomada pelo ministro Gerardo Grossi a respeito da coligação A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB), que apresenta o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. O motivo, segundo a assessoria do TSE, é que o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), aparece como representante da coligação. Mas não foi apresentada nenhuma ata da coligação que delega o poder ao petista.

Em outra decisão, o ministro Cesar Asfor Rocha intimou o Partido Social Liberal (PSL) a apresentar certidão criminal do candidato do partido à presidência da República, Luciano Bivar. O candidato deverá regularizar a situação no mesmo prazo: em 72 horas, a contar da data em que for notificado.


Continue lendo