Os dois candidatos ao governo do Estado, Alvaro Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB), participaram nesta terça-feira de uma sabatina promovida pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Os prefeitos querem medir até que ponto os candidatos estão preocupados -e comprometidos- com as reivindicações das 399 prefeituras do Estado.
Os debates, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, aconteceram em duas etapas, de manhã e à tarde. Alvaro e Requião tiveram que responder, separadamente, diante de uma platéia de representantes de 200 prefeituras, suas propostas para oito das principais reivindicações dos municípios. A entidade informa que adotou postura neutra no segundo turno. Na primeira fase das eleições, o presidente da AMP, Joarez Lima Heinrichs (PFL), emprestou apoio ao candidato derrotado Beto Richa, do PSDB.
''Temos que achar meios para que os municípios consigam sobreviver. Hoje, 80% não conseguem manter suas contas com o que arrecadam, e 83% vivem só com os recursos do Fundo de Participação Municipal'', justificou Henrichs. Por isso, entre as oito reivindicações, a maioria prevê a geração de mais recursos para as cidades.
O custeio do transporte escolar, por exemplo, foi um dos problemas apresentados. Ao todo são transportados 181.857 alunos, segundo Henrichs, com um custo de R$ 61,8 mil. Deste total, só 15% são pagos com recursos do Estado.
Pela manhã, Alvaro Dias chegou acompanhado de vários deputados e de seu irmão Osmar Dias (PDT), eleito para o Senado com o apoio da maioria dos prefeitos do Estado. ''Mais importante do que as promessas e compromissos que vamos fazer aqui são as obras, posturas, comportamento anterior e relacionamentos que já mostrei no meu governo anterior'', disse, lembrando que sempre procurou atuar em sintonia com os prefeitos.
Requião comprometeu-se a fazer reuniões periódicas com os prefeitos, se eleito no dia 27 deste mês. Tratou o debate de ontem como ''uma reunião de trabalho''. Disse que não mentiria aos prefeitos sobre suas intenções porque terá que responder por suas promessas.